INJEÇÃO ELETRÔNICA

A luz da injeção eletrônica acendeu? Como funciona o sistema de injeção eletrônica? Confira aqui!

O sistema de injeção eletrônica é fundamental para o correto funcionamento do veículo. Quando a luz no painel acende, pode ser um sinal de que algo no carro não esteja funcionamento tão bem.

Ao rodar a chave na ignição, é normal que a luz acenda para que seja feita a leitura no sistema e se tudo estiver funcionando bem, essa luz apaga logo em seguida. Porém, se ela permanecer ligada ou piscando, você deve correr até uma oficina mecânica e procurar a ajuda de um especialista.

Mas, qual a importância da injeção eletrônica? Bom, esse sistema é responsável pela alimentação de combustível e pelo gerenciamento eletrônico do motor do automóvel. Geralmente é uma luz vermelha ou amarela, que acende no painel quando damos a partida.

 

Recentemente, um cliente chegou em nossa loja, a Mix Auto Center, alegando que o motor começou a falhar minutos depois que ele abasteceu e a luz da injeção eletrônica do seu Honda Civic acendeu. Confira abaixo o procedimento realizado para solucionar o problema.

Procedimento de diagnóstico: luz injeção eletrônica acesa

Em nossa loja, você pode ter seu diagnóstico em minutos graças ao Scanner Automotivo, ferramenta utilizada nas linhas de montagem das fabricantes de veículos, que hoje em dia, está presente em oficinas especializadas por todo o país.

O Scanner oferece um diagnóstico ágil e completo, refente ao problema que está aparecendo no painel do seu carro. Vejamos os passos:

  1. Passar o Scanner

Foi conectada no veículo a tomada OBD2 de 16 pinos. Foi feito o teste rápido usando o ScanPad 071. O Scanner prontamente identificou uma “Falha de ignição no cilindro 3”, referente ao motor.

  1. Testes nas bobinas

Foram feitos testes nas bobinas e ao zerar a memória de erros através do scanner para ser feito um novo teste, o erro permanecia.

  1. Velas

Foram feitos testes nas velas, mas o problema permanecia acusando no Scanner.

  1. Conectores

Então resolvemos fazer testes nos conectores das bobinas e dos bicos injetores, porém concluímos que todos estavam funcionando da forma correta.

  1. Bicos injetores

Foi feita a remoção dos bicos injetores para efetuar o teste e notaram-se impurezas que impediam a passagem do combustível. Então, foram feitos alguns passos para solucioná-lo.

Possíveis causas que ocasionaram o problema na injeção eletrônica:

  1. Impurezas no combustível / gasolina adulterada

Você sabia que um combustível com impurezas ou adulterado é um perigo e pode causar muitos danos? Tudo isso pode levar ao entupimento dos bicos injetores ou até mesmo problemas no motor.

  1. Filtro de combustível danificado

Um filtro de combustível tem a função de reter as impurezas contidas no combustível, mas quando esse componente passa do seu prazo por Km/tempo de uso, então é a hora de trocar. Fique atento quando foi a última troca que você fez do filtro de combustível.

Procedimento de solução:

  1. Limpeza dos bicos injetores

Com os bicos injetores fora do carro, foi feita a limpeza para que o defeito seja encerrado.

  1. Montagem e testes

Com os bicos limpos, montaram-se todos os componentes no lugar. Foram feitos mais testes com Scanner e enfim a luz da injeção tinha se apagado. Através do scanner, foi constatado que não tinha nenhuma falha e o motor ficou “redondinho” e com funcionamento perfeito.

Este serviço você encontra aqui na SPORT RODAS.


Perguntar